Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Projeto do Colégio Estadual Leopoldo de Bulhões - Festival de Arte "A Cultura e Nós"


FESTIVAL DE ARTES “A CULTURA E NÓS” DO COLÉGIO ESTADUAL LEOPOLDO DE BULHÕES.

APRESENTAÇÃO
O festival de artes “A Cultura e Nós” é uma iniciativa do Colégio Estadual Leopoldo de Bulhões, em parceria com as Secretarias Municipais da Educação, Cultura, Esporte e Turismo e Desenvolvimento e Assistência Social, e consiste num evento cultural que reconhece e valoriza as apresentações realizadas pelos educandos, para que os mesmos possam se conscientizar do seu papel enquanto cidadão e sujeito na sociedade.
JUSTIFICATIVA
Este projeto de Artes intitulado “A Cultura e Nós” do Colégio Estadual Leopoldo de Bulhões, surgiu da necessidade de estimular a comunidade escolar a desenvolver suas aptidões voltadas para a cultura, e para a formação do cidadão crítico, bem como o resgate dos costumes locais.
OBJETIVO GERAL
Resgatar os talentos na poesia, na dança, no teatro e na música, como também a formação cultural do educando enquanto cidadão, enquanto ser pensante, detentor de possibilidades variadas na aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
  • Estimular o interesse, a apreciação e o entusiasmo pelas manifestações artístico – culturais entre os educandos da Unidade Escolar;
  • Promover a integração e valorização dos talentos de nossos educandos revelados na Unidade Escolar;
  • Expandir o gosto pela cultura na música, na dança, no teatro e na poesia e incentivar o intercâmbio de idéias entre o alunado.

RESULTADOS PREVISTOS
Que a comunidade escolar ao final do Festival “A Cultura e Nós” tenha conhecimento da sua cultural local e do seu potencial artístico no espaço do ensino e aprendizagem.
METODOLOGIA
O Projeto será apresentado aos professores para que eles possam estar familiarizados com todo o contexto e programação e em seguida aos alunos. Todas as etapas contarão com a participação das equipes pedagógicas da UE. Os professores serão responsáveis pela divulgação e implementação das atividades artísticas. Os estudantes se aplicarão na manifestação da arte em destaque. Todas as participações poderão contar com o auxílio de membros da comunidade em geral. Os coordenadores responderão pelo apoio organizacional e pelo espaço físico. As equipes poderão destacar fatos culturais relevantes à história regional, nacional e universal, enfatizando o papel do indivíduo na comunidade.
Cada turma terá que montar sua apresentação nas modalidades: Poesia, Dança, Música e Teatro, que irão se apresentar no encerramento do Projeto que acontecerá no dia 10 de Junho do corrente ano. Contudo, cada turno terá que passar por um corpo de jurados, que fará uma espécie de peneira realizada no dia 03 de Junho, onde acontecerá da seguinte forma:
As 07 (sete) turmas do período matutino irão preparar suas apresentações em cada área específica (teatro, dança, poesia e música), no teatro e na dança só será permitida uma peça e uma coreografia por turma. Destas sete apresentações serão selecionadas 03 (três) de cada área, para participar na noite do festival. Na poesia poderá participar com até 15 (e destas quinze os professores irão selecionar as melhores poesias de cada turma para participar da peneira). Será selecionada 01 (uma) poesia por turma para participarem na noite do festival. Na música poderão participar com até 02 (duas) por turma, e destas, serão selecionadas 03 no geral para participar do festival.




As 04 (quatro) turmas do período Vespertino irão preparar suas apresentações em cada área específica (teatro, dança, poesia e música), no teatro e na dança só será permitida uma peça e uma coreografia por turma. Destas quatro apresentações serão selecionadas 02 (duas) de cada área para participar na noite do festival. Na poesia poderá participar com até 15 (e destas quinze os professores irão selecionar as melhores poesias de cada turma para participar da peneira). Será selecionada 01 (uma) poesia por turma para participarem na noite do festival. Na música poderão participar com até 02 (duas) por turma, e destas, serão selecionadas 02 no geral para participar do festival.
As 03 (três) turmas do período noturno irão preparar suas apresentações em cada área especifica (teatro, dança, poesia e musica), no teatro e na dança só será permitida 01 (uma) peça e 01 (uma) coreografia por turma. Destas três apresentações será selecionada 01 (uma) de cada área para participar na noite do festival. Na poesia poderá participar com até 15 (e destas quinze os professores irão selecionar as melhores poesias de cada turma para participar da peneira). Será selecionada 01 (uma) poesia por turma para participarem na noite do festival. Na música poderão participar com até 02 (duas) por turma, e destas, serão selecionadas 02 (duas) no geral para participar do festival.
OBS: A seleção dos participantes (peneira) será realizada por turno.
Resumindo, ficará da seguinte forma:
PERÍODO MATUTINO:
Dança: são 07 coreografias por turno que das sete participarão apenas 03 no geral;
Teatro: são 07 peças por turno que das sete participarão apenas 03 no geral;
Poesia: das poesias selecionadas pela peneira irão participar apenas 07 no geral (uma por turma);
Musica: serão 14 apresentações musicais, e destas irão participar apenas 03 no geral.



PERÍODO VESPERTINO:
Dança: são 04 coreografias por turno, e das quatro participarão apenas 02 no geral;
Teatro: são 04 peças por turno, e das quatro participarão apenas 02 no geral;
Poesia: das poesias selecionadas pela peneira irão participar apenas 04 no geral (uma por turma);
Musica: serão 08 apresentações musicais e destas, irão participar apenas 02 no geral.
PERÍODO NOTURNO:
Dança: são 03 coreografias por turno, e das três participará apenas 01 no geral;
Teatro: são 03 peças por turno, e das três participará apenas 01 no geral;
Poesia: das poesias selecionadas pela peneira irão participar apenas 03 no geral (uma por turma);
Musica: serão 06 apresentações musicais e destas, irão participar apenas 02 no geral.
Total de apresentações:
Dança - 06;        Teatro - 06;      Poesia - 14:         Música - 07.
CRONOGRAMA
20/05/2011 – Sexta-feira: apresentação do Projeto “A Cultura e nós”, do Colégio Estadual Leopoldo de Bulhões aos professores e demais funcionários no “Dia Pedagógico”;
03/06/2011 – Sexta-feira: (Peneira) - Seleção dos participantes que irão para a final do Festival de Arte;
10/06/2011 – Sexta-feira: Apresentação dos finalistas no Festival de Arte do Colégio Estadual Leopoldo de Bulhões no “Dia Temático”.

IDEALIZADORAS DO PROJETO: Nágela Reis e Eneida Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário