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sexta-feira, 14 de junho de 2013

PROJETO RECONSTRUIR:SUPERANDO OBSTÁCULOS; REAVENDO O QUE SE PERDEU



INTRODUÇÃO



O presente trabalho é  uma estratégia de implementação e recuperação do aprender pedagógico. Se propõe a rever conceitos,  teorias e experiências que desenvolvam as competências e habilidades necessárias na formação do cidadão mais consciente e preparado para participar  das decisões, escolhas; bem assim como para imprimir sua marca na evolução cultural da sociedade na qual se encontra inserido.Uma vez que, na sua trajetória estudantil, deixou para trás certos valores e conceitos necessários no aprendizado gradual e progressivo.











OBJETIVO GERAL
Recuperar habilidades que foram deixadas para trás  no decorrer da vida estudantil; possibilitando ao discente a capacidade de corresponder  às exigências de estudo  para aprendizagem na  série em que se encontra inserido.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Redescobrir o valor e a aplicabilidade das disciplinas detectadas como críticas, segundo índice de aprendizagem levantado com base nos resultados das avaliações  pedagógicas  internas e externas  ;

Gerar uma habilitação favorável  a aprendizagem de nível mais elevado, pareando o discente ao nível de sua série estudo ;

- Reverter o índice de aproveitamento de aprendizagem dos alunos, visando aumento das competências e habilidades necessárias à formação de um cidadão mais capacitado e participativo na sociedade;

Gerar corporativismo  na equipe administrativo pedagógica na execução das ações propostas  por cada titular da disciplina – Que se chamará de supervisor .









JUSTIFICATIVA
        Uma vez detectada a grande deficiência  na leitura e interpretação textual; dificuldade na resolução  e equação de problemas matemáticos; descontextualização das ciências humanas em relevância com a realidade social do educando; fatores estes manifestados conforme gráficos    que demonstram baixo nível nos índices de aprendizagem; se fez necessário uma tomada de atitude tendo  em vista superara tais dificuldades .
         Nasceu assim a necessidade de elaboração de um projeto contemplando ações, relacionadas  a metas com o objetivo de reaver os conceitos, habilidades e competências que proporcionem a formação de um educando mais equiparado à série estudo na qual se encontra matriculado. Surge , então o projeto  “RECNSTRUIR: Superando obstáculos; Reavendo o que se perdeu! ‘’  Um projeto com o intuito de resgatar o que foi perdido  na jornada estudantil.










METODOLOGIA
O projeto será realizado em semanas Temáticas com execução na 1ª aula de cada turno.
OS professores  titulares das disciplinas  em foco serão os responsáveis pelo direcionamento das atividades, palestras, oficinas, debates, bem assim como experimentos ; enquanto que os demais envolvidos se  aplicarão no auxílio de execução das ações ( Demais professores, coordenadores, secretários, ASGs, pais) buscando o envolvimento, aprendizagem e multiplicação da competências.
Os conteúdos com temas específicos e abordados de forma progressiva,mas tomando como base a necessidade real e não a grade curricular pertinente ás séries  onde se encontram matriculados, serão trabalhados  de forma  diferenciada tomando como referencial  o panorama contextual do público em alvo.
Todos se encontrarão envolvidos no processo! A meta é ativar a  aplicação do docente  no estudo e nas oficinas. O resultado será certo  e evolutivo!
As aulas serão registradas  coletivamente, referenciando o projeto e,  tematizando  as datas.
Os conteúdos serão selecionados  e  as ações planejadas antecipadamente visando  uma conectividade real e aplicável ao  objetivo proposto nas metas levantadas.
O material de apoio será  adquirido tomando como fundamentação a realização das ações do PPP 2013.Uma vez que a UE já dispõe de boa parte do material necessário tais como: data show, kit mult mídia, computadores, jogos, ferramentas escolares tais como: tesoura, régua, esquadro, compasso papel e  espaço apropriado.
As semanas  terão suas  temáticas definidas com decisão tomada pela equipe pedagógica contando com a participação de pais, alunos, secretários, coordenador financeiro e parceiros da escola, sendo registrado em atas pedagógicas e assinadas por todos  os participantes.








CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO

1ª semana de maio  -  alistamento e conectividade  com os amigos da escola  ( Registro em ata pedagógica);
2ª Semana de maio – Sensibilização e  determinação da execução  do projeto. ( Reunião com registro em ata pedagógica)
3ª semana de maio – Levantamento de conteúdos, estratégias, definição da temática para as semanas e organização  dos materiais (Acompanhamento de líderes de turma, apoio de pais  e coordenadores pedagógicos)
1ª,2ª e 3ª semanas de junho -  Abertura e execução do projeto com a abordagem dos conteúdos  programados.
4ª semana de junho – Realização e correção das atividade avaliativas com apresentação expositivas, em mural,  dos resultados obtidos. (Registro dos resultados em atas pedagógicas )
1ª semana de agosto – Reflexão coletiva para análise dos resultados obtidos e discussão sobre a possibilidade de realização do projeto por mais um período pré -determinado.








AVALIAÇÃO
      



 A cada classe de conteúdos  pertencentes a um eixo temático; posteriormente a aplicação,  tais como : estudos, realização de palestras, experimentos e seminários; todos os titulares elaborarão atividades específicas referentes aos conteúdos estudados numa metodologia objetiva e subjetiva para estabelecer uma espécie de medida  da evolução  gradual de aprendizagem recuperativa. As avaliações serão aplicadas pelos pais, numa espécie de força tarefa e corrigidas pelos coordenadores em parceria com os amigos da escola.


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